sábado, 6 de novembro de 2010

Meio termo entre fã e fanático

Enganam-se aqueles pensa que fanatismo é coisa de adolescente. Adultos idolatram personagens carimbados na mídia. São cantores, atores e jogadores de futebol os mais assediados pelo público em geral. Fico pensando o que leva uma pessoa comum a "endeusar" um ser humano destacado pelo grande público. Seria admimiração ou transferência de frustração?

Muitos psicólogos afirmam que os adolescente idolatram seus ídolos na busca de uma referência exterior à família na qual possa se espelhar. Confesso que nusca idolatrei de forma ferrenha uma pessoa famosa.

Não aceito que um ser humano seja considerado a outro. O trabalho desempenhado e divulgado pela mídia não garante um caráter irrepreensível. Uma palavra e uma imagem nem sempre garantem uma retórica perfeita.

A ciência explica essa adoração exagerada. O reforço na produção do hormônio oxitocina moldam as paixões arrebatadoras. Sou um confesso observador das atitudes humanas. Um olhar vale mais que mil palavras. Ao contrário de idolatrar, eu admiro muitas pessoas pelo seus caráter. Por isso, não posso usar como único critério para venerar uma pessoa pelo seu trabalho, mas sim pelo olhar atrás das câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário