domingo, 12 de dezembro de 2010

Tempo de aprender e ensinar

O Conselho Nacional de Educação aprovou as novas diretrizes curriculares para o ensino fundamental. Uma das determinações do CNE é que todos os alunos devem ser alfabetizados até os oito anos de idade. Também recomenda que as escolas não reprovem os alunos até o 3º ano.

Quanta bobagem. A psicologia aponta que cada criança tem seu tempo para aprender a ler e escrever. O limite estabelecido pelo Ministério da Educação não vai injetar o dom da leitura e da escrita nas veias infantis. As diretrizes deveriam ser focadas em outro aspecto: a qualidade do ensino público. Muitas instituições disponibilizam péssima estrutura no ambiente escolar, desqualificando o método de ensino.

É preciso urgentemente reformular o conteúdo programático de nossas crianças. Aulas de cidadania e relacionamento humano são mais prioritários que a mecanização do tempo para o ensino. Cada criança apresenta vistudes e desafios a serem cumpridos, sendo necessário um atendimento individual. Ainda vai chegar o tempo que o aluno vai ser tratado conforme suas demandas, não automatizado para o atendimento coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário